1ª TRILHA ECOLÓGICA DO FORÇA JOVEM PARÁ

   

Com uma área de 1.340 hectares, o equivalente a mais de 1.300 estádios de futebol, o Parque Estadual do Utinga (Peut), localizado entre os municípios de Belém e Ananindeua, é a maior área de conservação da natureza com proteção integral da Região Metropolitana de Belém, aberta à visitação. Com administração da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o Parque recebe visitações de segunda à sexta-feira, das 6h às 14h, e nos sábados e domingos, das 8h às 12h, diariamente por cerca de 100 pessoas.

Devido à grande extensão da área, para o controle e fiscalização dos visitantes, o Parque conta com a proteção do Batalhão de Polícia Ambiental, que atua na segurança dos visitantes e dos animais da área. Entre as atividades, os policiais também acompanham os visitantes em exposições, trilhas ecológicas e caminhadas.

Foi nessa área de preservação que os jovens do Força Jovem Pará através do Projeto Se liga 16, fizeram a 1ª Trilha ecológica.

O grupo saiu na manhã de sábado, jovens de vários bairros de Belém participaram do passeio ecológico. A coordenadora do Projeto Rayanne Teixeira falou: “O projeto Se liga 16 vai muito além da emissão de documentos, hoje estamos aqui para conscientizar os jovens sobre a importância da preservação ambiental”.

Rayanne entre os jovens

O Pr. Wellington Mariano, coordenador do força Jovem Pará esteve presente, perguntamos: “Qual a importância desse projeto, dessa iniciativa do FJ Pará?’

Foi uma manhã especial pois através dessa iniciativa proporcionamos aos jovens a conscientização ambiental sobre  a preservação dos nossos recursos naturais, através da Trilha ecológica mostramos aos jovens que um jovem consciente é aquele que desfruta de um lazer saudável que contribui para a conservação do meio ambiente.

Pr. Wellington Mariano

Todos foram acompanhados pelo Subtenente Rocha, condutor do BPA (Batalhão de Policia Ambiental) e participaram de palestras e orientações de como proceder corretamente para conservação do meio ambiente.

Subtenente Rocha, condutor do BPA

Acompanhe alguns momentos do passeio:

Momento de oração

Aquecimento antes da caminhada

 Rapel

Trilha ecológica

Beleza natural

Muita atenção

Pára ou continua? Continuaaa

   
 
   Fotos: Débora Cristina
  Texto: Daniella Cardoso 
  Publicado por: VPR Curuçambá
Anúncios