II Caminhada ‘Rompendo o Silêncio’ em Belém do Pará

O projeto Raabe é um grupo formado por mulheres que têm como principal objetivo ajudar outras mulheres que sofrem ou sofreram violência doméstica, orientando, aconselhando e mostrando a essas mulheres que mesmo com tantos conflitos internos há uma solução.

Esse projeto teve início em dezembro de 2011 com a primeira caminhada realizado mundialmente. Ele obteve seu crescimento no decorrer do ano de 2012, com vários subprojetos e ações sociais, principalmente nas delegacias de mulheres em determinados dias da semana, prestando assistência judicial, psicológica e espiritual, na qual são convidadas profissionais qualificadas para ajudar voluntariamente no projeto.

  Hoje a II Caminhada do projeto Raabe, aconteceu de forma grandiosa saindo da Aldeia Cultural Amazônica Davi Miguel – conhecida pelo antigo nome Aldeia Cabana, com o término no Cenáculo do bairro da Pedreira. Durante a caminhada podíamos perceber no olhar de cada mulher a expectativa e a esperança para ouvir a direção e mudar a sua situação.

O evento começou com uma oração do pastor Alexandre Mendes, responsável pelo trabalho da Igreja Universal no estado do Pará, posteriormente passou a palavra à delegada Alessandra Jorge, responsável pela delegacia de mulheres na região metropolitana de Belém, que realizou a palestra dando orientações e esclarecendo sobre a lei Maria da Penha – lei esta que foi criada em 2006, a fim de punir o agressor e proteger a agredida.

 Passado este momento foi exibido um vídeo no qual relatava a experiência de uma jovem que foi violentada sexualmente pelo seu pai durante a infância. Relatava ainda seus traumas, sentimentos a família e amigos que se opuseram a ajudá-la. Até que ela encontrou a ajuda em uma reunião da Igreja Universal, hoje ajuda mulheres que sofrem com o mesmo problema, através do Projeto Raabe.

 Logo após, para concluir a parte de palestras foi chamada a assistente social Rosana – que trabalha na coordenadoria da mulher, através de orientações e prestação de serviços sociais para mulheres. Ela explanou sobre como os movimentos culturais e históricos influenciaram na violência contra mulher, sendo esta sempre o sexo mais frágil ficando sujeita as imposições do homem e da sociedade.

 Terminando a parte informativa, tivemos a apresentação do grupo de dança do Godllywood, composto por 9 dançarinas que fizeram uma belíssima apresentação ao som da música Israelita ‘Baruch Adonai’, empolgando assim os participantes do evento.

 A Força Jovem Brasil Pará (FJB – Pará) também teve sua contribuição no evento. Além de ajudar na organização da caminhada, o grupo de teatro da FJB – Pará, Arte & Ação, fez a apresentação da peça ‘Rompendo o silêncio’ que contava a história de uma jovem de 16 anos, grávida, que era abusada constantemente pelo pai e sofria violência da mãe, pois a culpava de seduzir o pai, demonstrando assim a realidade que muitas mulheres que estavam ali presente vivenciam – mulheres que focaram sua atenção ao que estava sendo passado naquele momento.

 Ao término da peça teatral, sendo bastante ovacionada pelas participantes, o pastor Alexandre Mendes, retomou a palavra fazendo uma oração e a entrega de uma rosa e do livro a ‘Mulher V’ para as mulheres convidadas, encerrando assim o evento. Após o encerramento, foram abertos os atendimentos com as policiais civis que estavam presentes no local, para que as mulheres tirassem suas dúvidas e recebessem orientações judiciais.

                                                                                   

Este slideshow necessita de JavaScript.

Telefones

Denuncia de violência contra mulher – 181

Orientações – 180

Denuncia de violência em flagrante – 190

Fonte: Força Jovem Pará http://grupojovempara.com/site/?p=8639#ixzz2DNRboqZb
Fotos: Força Jovem Pará
Publicado por: VPR Curuçambá
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s